sábado, 30 de março de 2013

Planos e eixos de movimento

    O movimento em uma articulação ocorre obrigatoriamente em torno de um eixo, denominado eixo de movimento. As direções desses eixos são: longitudinal (a) , látero-lateral (b) e ântero-posterior (c).

    

     Quando analisamos a realização de um movimento, devemos obedecer a regra que diz que o eixo do movimento deve ser sempre perpendicular ao plano no qual se realiza o movimento em questão. Dessa maneira, todo movimento é realizado em um plano determinado e o seu eixo de movimento sempre será perpendicular àquele plano (plano sagital - eixo látero-lateral / plano frontal - eixo ântero-posterior / plano transverso - eixo longitudinal). A imagens abaixo ilustram os eixos de movimento e seu respectivos planos.


       Os movimentos executados recebem nomes específicos. No plano sagital - eixo látero-lateral, são realizados movimentos de flexão e extensão; No plano frontal - eixo ântero - posterior, adução e abdução; No plano transverso - eixo longitudinal, adução horizontal, abdução horizontal, rotação medial e rotação lateral.

        Circundução - A circundução (figura 1) é caracterizada pelo movimento combinatório de adução, extensão, abdução e flexão. Neste tipo de movimento, a extremidade distal do segmento descreve um círculo e o corpo do segmento, um cone, cujo o vértice é representado pela articulação que se movimenta.

Figura 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas