domingo, 24 de março de 2013

O sangue

      O sangue e a linfa são as substâncias circulantes do sistema circulatório, sendo responsáveis pelo transporte de vários materiais entre as diferentes células ou tecidos do corpo humano.


      Uma certa quantidade de plasma extravasa dos capilares para o interior dos tecidos, tornando-se o líquido intersticial. Grande parte desse líquido retorna para os capilares após as trocas terem sido realizadas, mas a quantidade que retorna é menor do que foi extravasado. O líquido em excesso entra nos capilares linfáticos e então passa a ser denominado linfa, a qual, em última instância, retorna ao sangue.
       O sistema linfático tem um papel fundamental na manutenção dos níveis líquidos dos tecidos, assim como na manutenção do volume sanguíneo adequado, assegurando que o líquido intersticial seja devolvido à circulação. Durante o exercício ocorre a formação de mais líquido intersticial. O sistema linfático minimiza o edema das áreas ativas e mantém o sistema cardiovascular trabalhando eficientemente.
       O sangue serve a muitos propósitos úteis na regulação da função corporal normal. Três funções possuem importância primária para o exercício e para o esporte, são elas:
  • O transporte
  • Regulação da temperatura corporal
  • O equilíbrio ácido básico
     Além da função de transporte, o sangue é fundamental na regulação da temperatura durante o exercício físico. Sob condições normais, ele capta o calor do interior do corpo ou de áreas com atividade metabólica aumentada e o dissipa através do organismo; Quando o corpo é superaquecido, a dissipação ocorre através da pele. O sangue pode tamponar os ácidos produzidos pelo metabolismo anaeróbio, mantendo o PH adequado para a atividade eficiente dos processos metabólicos.

Wilmore e Costill, Fisiologia do esporte e do exercício
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
contador de visitas