Planos de delimitação do corpo humano
Na posição anatômica o corpo humano pode ser delimitado por planos tangentes à sua superfície, os quais, com as suas intersecções, determinam a formação de um sólido geométrico (Figura 1).
Figura 1 |
As faces desse paralelepípedo possuem os seguintes planos correspondentes:
- Dois planos verticais, um tangente ao ventre (plano ventral ou anterior) e um ao dorso (plano dorsal ou posterior). Estes planos e outros a eles paralelos, são também chamados de planos frontais por serem paralelos à fronte. As denominações ventral e dorsal são reservadas ao tronco e anterior e posterior aos membros.
- Dois planos verticais tangentes aos lados do corpo - planos laterais direito e esquerdo.
- Dois planos horizontais, um tangente à cabeça - plano cranial ou superior - e outro à planta dos pés - plano podálico (de podos = pé) ou inferior.
O tronco isolado é limitado, inferiormente, pelo plano horizontal que tangencia o vértice do cóccix, ou seja, o osso que no homem é o vertígio da cauda de outros animais. Por essa razão, este plano é denominado caudal.
Planos de secção do corpo humano
Além dos planos de delimitação do corpo humano, é possível traçar também os planos de secção. São eles:
- O plano que divide o corpo humano em lado direito e esquerdo é denominado mediano (figura 2). Toda secção do corpo realizada por planos paralelos ao mediano é chamada de secção sagital (figura 3), e os planos de secção são também chamados sagitais. O nome deriva do fato de que o plano mediano passa pela sagitta (que significa seta) do crânio fetal.
Figura 2 |
- Os planos de secção paralelos aos planos ventral e dorsal, são chamados de frontais e a secção também é denominada frontal (figura 3).
- Os planos de secção que são paralelos aos planos cranial, podálico e caudal são horizontais. A secção é denominada transversal (figura 3).
Figura 3 |
Dângelo e Fattini - Anatomia Humana Sistêmica e Segmentar - editora ATHENEU
Qual a diferença entre delimitação e secção?
ResponderExcluir